Fisioterapia

O fisioterapeuta é o profissional que faz o tratamento e a prevenção de doenças e lesões com métodos de alongamentos, fortalecimento muscular, técnicas para diminuir a dor e exercícios aeróbicos.

É a área de atuação do profissional formado em um curso superior em Fisioterapia. – A inexistência na língua portuguesa e na legislação própria das expressões FT e TO, o que por lógico torna inadmissível a utilização de tais abreviaturas como identificação do profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, respectivamente;” (griffo nosso) – CREFITO (PR), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional/PR[1]. O fisioterapeuta é capacitado a diagnosticar disfunções, avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), emitir prognóstico, elaborar projetos de intervenção e decidir pela alta fisioterapêutica.

É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados. Atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano, por meio da anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofísica, biomecânica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências, genética, imunologia, além da antropologia, ética, filosofia, sociologia, deontologia, e outras ciências de formação geral. Durante o curso, o aluno entra em contato com diversas áreas médicas a fim de associar as patologias com o tratamento fisioterapêutico ideal.

Para isso, faz-se necessário o conhecimento e estudo das áreas de: cardiologia, pneumologia, pediatria, urologia, ginecologia, neurologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, reumatologia, dermatologia, oncologia entre outras áreas.

SINTOMAS

Dor articular crônica, lesões de tendão do ombro, dores musculares, lombalgias, cuidados do pós-operatórios e fraqueza muscular são sintomas tratados pelo fisioterapeuta.

EXAMES

Normalmente, no caso da fisioterapia, não é necessário fazer exames.

CENTROS MÉDICOS DISPONÍVEIS PARA ESTE SERVIÇO

CENTRO - CURITIBA

Clique para detalhes da unidade

Orçamentos e Dúvidas

Ligue-me

CENTRO - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Clique para detalhes da unidade

Orçamentos e Dúvidas

Ligue-me

CIDADE INDUSTRIAL (CIC) - CURITIBA

Clique para detalhes da unidade

Orçamentos e Dúvidas

Ligue-me

Selecione abaixo a unidade de sua preferência:

  • CURITIBA CENTRO
    Médicos e exames

     

  • CURITIBA CENTRO
    Dentistas

     

  • CURITIBA CIC
    Médicos, exames e dentistas

     

  • SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
    Médicos, exames e dentistas